Rua Dr. Leão de Meireles

Código Postal – 4590-585

Início: Praça 25 de abril Fim: Rua Dr. Queirós Ribeiro

(1857-1918) Formado em Medicina e Cirurgia pela Escola Médico-Cirúrgica do Porto, foi ainda político e jornalista. Desempenhou com eficiência e dedicação as funções de presidente da Comissão Administrativa do Concelho e de Presidente da Câmara Municipal.

A sua passagem por esses cargos ficou assinalada por melhoramentos de vulto, de entre os quais se destacam a construção dos Paços de Concelho, a fundação do Hospital da Misericórdia, os edifícios das Escolas, a Inspeção Escolar e o Quartel da Guarda Nacional Republicana.

Foi republicano combatido contra as instituições monárquicas. Fundou, para o efeito, o “Jornal de Paços de Ferreira” que dirigiu. Com a proclamação da República foi nomeado administrador de Paços de Ferreira.