Plano de Contingência | COVID-19

JUNTAS DE FREGUESIA E CÂMARA MUNICIPAL UNIDAS NESTE GRANDE COMBATE
Ao início da noite desta quinta-feira, via vídeo conferência, teve lugar uma reunião de trabalho que juntou o Presidente da Câmara Municipal, Humberto Brito, o vereador Paulo Ferreira e os 12 Presidentes das Juntas de Freguesia.

Esta reunião, que se repetirá regularmente durante as próximas semanas, serviu para se fazer um ponto de situação da pandemia no concelho de Paços de Ferreira, bem como para otimizar todo o Plano de Contingência elaborado pela Câmara Municipal.

Atendendo à absoluta necessidade dos trabalhos decorrerem de forma organizada, planeada e com optimização de todos os recursos, foi disponibilizado por parte de todas as Juntas de Freguesia um conjunto de meios materiais e recursos humanos, que se juntarão a toda a estrutura municipal e ficarão afetas à mesma.

O papel das Juntas de Freguesia será fundamental na gestão desta pandemia, atendendo à proximidade junto de todos aqueles que possam vir a necessitar de ajuda, sanitária, alimentar, ou de qualquer outra ordem.

Nestes termos, ficou acordado que todas as situações que devam ser sinalizadas em qualquer freguesia por parte da população serão sempre reportadas pelos Presidentes de Junta ao Município, o qual, através da rede já em funcionamento e que inclui IPSS, Bombeiros, Cruz Vermelha, Juntas de Freguesias, Delegação de Saúde local e ACES, entre outras entidades, diligenciará pela respetiva resolução.

Estando todos nós perante uma terrível pandemia, e com um risco de contágio tão elevado, todo este trabalho deverá ser feito por profissionais com formação específica, formação essa que tem sido ministrada, junto de várias instituições, desde o passado sábado. As questões de segurança são imprescindíveis e essenciais para a luta contra o COVID-19, pelo que o consenso esta noite obtido, entre Câmara Municipal e Juntas de Freguesia, sobre o modo como os trabalhos decorrerão, foi muito importante.

O Presidente da Câmara Municipal reiterou, durante a videoconferência desta noite, o seu agradecimento pela total disponibilidade e dedicação dos Presidentes de Junta neste combate que enfrentamos hoje. O caminho será duro e difícil mas, todos juntos, vamos conseguir vencer esta batalha, contando igualmente com a total solidariedade e responsabilidade da nossa população!

Paços de Ferreira, 20 de março 2020

Câmara Municipal Paços de Ferreira