Seg. a Sexta-Feira: 9h00 às 12h30 | 13h30 às 17h00

Notícias

Quarentena – Significado e Cuidados a ter

O que significa?

Quarentena significa um período de isolamento imposto a pessoas portadoras ou supostas portadoras de doenças contagiosas.

Inibições

Estar de quarentena inibe-nos de uma série de comportamentos sociais e profissionais, precisamente para prevenir, ou mitigar a transmissão destas doenças infeciosas.

O que fazer e não fazer?

Quem está de quarentena não vai ao cinema, não vai ao shopping, não vai a restaurantes, não vai a concertos, não vai ao futebol, não vai a locais com grande afluência de pessoas e só sai de casa em situações extremas, como comprar medicamentos ou abastecimentos.

COVID 19

No caso do COVID 19, um vírus altamente contagioso, é fundamental que as pessoas colocadas de quarentena a cumpram de forma escrupulosa, por forma a reduzir ao máximo a probabilidade de disseminação.

Quanto tempo para o COVID 19?

Havendo suspeitas de interação com alguém portador do vírus, o isolamento deve ser de 14 dias, isto de acordo com o conhecimento científico atual.

Implicações Legais

Note é que o respeito da quarentena pode ter consequências que vão além da saúde. Assim, o artigo 283 do Código Penal prevê o crime de propagação de doença contagiosa, com uma pena de 1 a 8 anos de prisão.

Claro que a aplicação da Lei depende da decisão judicial e de eventuais agravantes e atenuantes. O que se deseja é que tenham, basicamente um efeito dissuasor.