Ano Municipal das Freguesias

No âmbito da cerimónia de abertura do Ano Municipal das Freguesias, instituído pelo município de Paços de Ferreira para o ano 2020. Está presente no hall de entrada da Câmara Municipal de Paços de Ferreira uma exposição alusiva as Freguesias do nosso concelho, exposição que pretende dar a conhecer um pouco do nosso concelho, através das nossas gentes, tradições, produtos e elementos característicos.

Assim, e depois de Inaugurada por Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Dr. Jorge Botelho, vimos convida-los até dia 28 de fevereiro, a visitar a exposição, em especial os espaços da nossa freguesia.

Paços de Ferreira

Paços de Ferreira é uma cidade de brandos costumes, de gente acolhedora e de forte capacidade empreendedora. A agricultura foi uma das principais fontes de receita de várias gerações de famílias e a sua predominância rural reflete-se nos espaços verdejantes existentes nos limites geográficos da freguesia, assim como os resquícios do que em tempos foi uma cooperativa agrícola e de laticínios, agora transformada nuns dos maiores e mais belos parques urbanos da região.

O campo genético dos habitantes de Paços de Ferreira está associado às preocupações sociais, nomeadamente ao seu bem-estar, como comprova a existência centenária da Santa Casa da Misericórdia e da Obra Social Sílvia Cardoso, fortemente vocacionada para as necessidades especiais motoras e cognitivas.

Esta raiz solidária tem no seu expoente máximo a benemérita Sílvia Cardoso (1882-1950). A sua história está associada às benfeitorias para com os cidadãos, dedicando a sua vida a obras de carácter social, ajudando carenciados, desde os doentes, os pobres e os marginais e presos, e deixou também vários escritos espirituais.  Teve ainda um contributo importante para a instalação e abertura do hospital de Paços de Ferreira, em 1918, estando ainda ligada a várias iniciativas de apoio social para os mais desfavorecidos, num trabalho que chegou a outros concelhos vizinhos.

Neste momento, está a decorrer o processo de beatificação e canonização de Sílvia Cardoso, tendo sido declarada venerável em 2013 pelo Papa Francisco, através da aprovação de um decreto que reconheceu as suas “virtudes heroicas”. Por tudo isto, Sílvia Cardoso transmite toda a cultura de uma cidade que está capitalizada pelo trabalho, esforço e dedicação pelo próximo.

Modelos

Modelos foi uma das mais pequenas freguesias do concelho de Paços de Ferreira. Pequena em dimensão territorial, mas harmoniosa e de uma imensidão humana. A sua predominância rural caracteriza a fertilidade do território, maioritariamente verdejante, por campos trabalhados para agricultura empresarial e, sobretudo, familiar. A exploração vinícola e os laticínios são outras das características salientes na comunidade, que, conforme referem documentos históricos, a produção agrícola estava distribuída conforme a disposição do terreno, sendo as zonas mais altas associadas aos matos e ao bosque, enquanto os vales dos rios detinham as terras mais férteis destinadas á agricultura.

A lacticultura esteve muito presente nesta Freguesia, fomentada pela Quinta Distrital do Porto, que pelo sec. XIX propagou as vacas turinas na região.