Seg. a Sexta-Feira: 9h00 às 12h30 | 13h30 às 17h00

Notícias

Divulgação de Informação à População – Vespa velutina ou asiática

Considerando a crescente atenção mediática dada à vespa velutina ou asiática, em Portugal, e no âmbito do Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina da Comissão de Acompanhamento para a Vigilância, Prevenção e Controlo da Vespa velutina, em que a DGS está representada, solicita-se a divulgação da informação seguinte aos serviços de saúde públicos e privados:

Desde 2011, está confirmada a presença da vespa velutina em Portugal, espécie não-indígena, predadora da abelha europeia. Os primeiros ninhos e avistamentos do inseto foram confirmados nos distritos de Braga e Viana do Castelo e, desde então, tem-se assistido a uma progressão gradual da área afetada no território nacional. Os modelos previsionais apontam para que, em Portugal, esta espécie possa vir a colonizar quase todo o território continental, em função da suscetibilidade ambiental.

A vespa velutina instala-se sobretudo em áreas urbanas e periurbanas. Por tratar-se de uma espécie carnívora e predadora de abelhas, configura uma ameaça à sustentabilidade da apicultura em território nacional, com eventuais consequências diretas na produção de mel e produtos relacionados, assim como na produção agrícola, por via da diminuição da polinização vegetal, ponderada a importância das abelhas melíferas nesta relevante função biológica.

Constitui também um risco para as populações pois, no caso de sentirem os ninhos ameaçados, reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros. O tratamento da picada requer os cuidados habituais para picada deste tipo de insetos.

Para elaboração de um plano nacional foi criada a Comissão de Acompanhamento para a Vigilância, Prevenção e Controlo da Vespa velutina, em que a DGS está representada. Em 2018, o Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal foi revisto e atualizado.

Realça-se a importância da divulgação de informação específica à população, nomeadamente, através da publicitação da “Ficha de identificação de ninhos – Possíveis confusões com outros insetos” – e da “Ficha de identificação da espécie – Possíveis confusões com outros insetos” (em anexo).

Para mais informações, consultar:

·         ICNF Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina

http://www2.icnf.pt/portal/pn/biodiversidade/patrinatur/especies/n-indig/vespa-asiatica-vespa-velutina/plano-de-acao

·         Despacho n.º 8813/2017 – Criação da Comissão de Acompanhamento para a Vigilância, Prevenção e Controlo da Vespa velutina

https://dre.pt/application/conteudo/108264556