Agrária em movimento

APRESENTAÇÃO
É fundamental dinamizar e incentivar as populações a aderir à prática desportiva e a práticas de vida saudável. Como tal, estamos a realizar um megaevento desportivo, onde garantimos a qualidade e o compromisso com os participantes.

Este evento é composto por 3 provas que envolvem mais de 1000 participantes. Sendo a primeira prova da responsabilidade e organização do Agrupamento Vertical de Escolas de Eiriz, inseridas no circuito regional de BTT XCO, desporto escolar. As duas provas seguintes, da tarde e da noite, são realizadas numa parceria tripartida entre a Junta de Freguesia de Paços de Ferreira, o Clube Trilheiros e Amigos e o Agrupamento Vertical de Escolas de Eiriz.
Para além da vertente desportiva deste evento, a vertente solidária está também presente, revertendo 0,50€ à Obra Social Sílvia Cardoso por cada inscrição.

5ª PROVA BTT-XCO (CROSS-COUNTRY OLIMPIC)
No Desporto Escolar, e tendo como princípio uma formação de excelência, as atividades competitivas desenvolvidas são as de BTT-XCO (Cross-Country Olimpic). É a especialidade que se caracteriza pela exigência em termos técnicos e ao nível da resistência, sendo, ainda assim, apropriada para os jovens em idade escolar. Realizam-se provas em circuito, com um percurso de 2 a 5 Km por volta, conforme o escalão e género dos alunos, proporcionando diversão a todos os praticantes.

PROVA CORTA-MATO “ENGENHEIRO RAMIRO DO ROSÁRIO”
Em reconhecimento ao Presidente da Câmara Municipal de 1961 a 1969 e Diretor da Estação de Laticínios de Paços de Ferreira entre 1956 a 1977, como um exemplo de altruísmo e de incentivo no empenhamento pela comunidade, tendo por isso contribuído muito para a história da nossa cidade e do Concelho. Estando inteiramente ligado a “agraria” e ao leite, tendo sido secretário-geral da FENALAC (Federação Nacional das Cooperativas de Leite) entre 1986 e 1998. É conhecido e reconhecido por toda a fileira do leite como um grande “Embaixador do leite”.
17H – 10KM DE CORRIDA

PROVA BTT-XCO “ESTAÇÃO DOS LATICÍNIOS”
A elevada qualidade de produtos produzidos na Estação de Lacticínios, era reconhecida pelos altos responsáveis que, frequentemente a visitavam, destacando com agrado os cursos de formação, nas aulas da sua especialidade. A “Agrária” de Paços de Ferreira, tinha ganho o estatuto importantíssimo, dos produtos lácteos de qualidade superior.
21H30 – DUAS HORAS DE RESISTÊNCIA XCO